Mas esse ai é o valor que seria gasto para reescrever todo o kernel do linux a partir do zero!
Saiu no editorial da edição 67 da Linux Magazine Community Edition, um texto muito interessante que mostra o uso e a "dependência" que o mundo atual tem do Linux ou GNU\Linux. (No final do post explico rapidamente a diferença).
Dos computadores pessoais até o controle de tráfego aéreo, a utilização do Linux se faz presente.
Eu poderia colocar o editorial por completo aqui, pois os camaradas da Linux Magazine liberam o conteúdo da CE sob Creative Commons. Mas não vou fazer pois o pessoal da revista merece a visita (e assinatura se possível) de vocês. Ainda não assinei pois a grana está meio curta, mas enquanto isso, vou acompanhando e valorizando o pessoal através da CE.
Segue abaixo um pequeno trecho do editorial da revista:
10, 8 bilhões de dólares! Esse é o custo atualizado para reescrever o kernel Linux do zero. Há cerca de dez anos, a IBM anunciava um investimento de 1 bilhão de dólares no Linux. Agora, com mais de 18 anos de existência, o Linux se tornou o fundamento da Inter-net, sendo o sistema operacional mais utilizado em servidores, em computação de alto desempenho e em sistemas embarcados. Está presente em uma série de serviços considerados essenciais hoje em dia, mantendo as operações das bolsas de valores de Nova Yorque, Tokyo, Frankfurt e Londres, da bolsa mercantil de Chicago, da Nasdaq e até da Bovespa, em São Paulo. É o Linux que garante o funcionamento do serviço de controle aéreo dos Estados Unidos e da Alemanha, bem como os sistemas de entretenimento dentro dos aviões da Boeing, da Airbus e da Embraer.É isso ai, abraço a todos e leiam a revista!
Linux Magazine Community Edition, nº 67, Editorial
Bom, como falei acima, só para explicar rapidamente a diferença:
- Linux: Linux por si só é o Kernel (componente central de qualquer S.O. reponsável por gerenciar diversas partes do hardware e prover uma camada de abstração para o software). Sendo assim o kernel linux permite que os diversos programas que conhecemos ou usamos possam rodar no computador.
- GNU: GNU is Not Unix é um conjunto de ferramentas que fazem o S.O. algo utilizável. Por exemplo, um editor de textos não é o kernel do sistema, mas sem um você não conseguiria escrever nenhum documento na sua máquina. O compilador (programa que traduz um código fonte para algo que o computador entenda) é um exemplo de software que não faz parte do núcleo, mas sem o qual não é possível desenvolver.
- GNU\Linux: Este termo indica que nós estamos utilizando as ferramentas do GNU rodando com um kernel Linux. Existem outras alternativas como o GNU\Hurd e GNU\BSD. O GNU\Linux é a combinação mais comum atualmente. O projeto GNU é bem mais antigo que o kernel Linux, mas não podemos negar que o kernel Linux ajudou muito a popularizar o GNU.
- Creative Commons Brasil: Site do CC em português
- GNU.org: Site do projeto GNU
- Free Software Foundation: Fundação FSF, para o desenvolvimento do software livre
- Kernel.org: Site para o projeto do kernel linux.
- Linux Foundation: Fundação para avanço do Linux
Nenhum comentário:
Postar um comentário